sábado, 11 de abril de 2009

Perfil dos Seres Eleitos

Era um ser que elegia. Entre as mil coisas que poderia ter sido, fora se escolhendo. Num trabalho para o qual usava lentes, enxergando o que podia e apalpando com as mãos úmidas o que não via, o ser fora escolhendo e por isso indiretamente se escolhia. Aos poucos se juntara para ser. Separava, separava. Em relativa liberdade, se se descontasse o furtivo determinismo que agira discreto sem se dar um nome. Descontado esse furtivo determinismo, o ser se escolhia livre. Guiava-o a vontade de descobrir o próprio determinismo, e segui-lo com esforço, pois a linha verdadeira é muito apagada, as outras são mais visíveis. Separava, separava. Separava o chamado joio do trigo, e o melhor, o melhor se comia. Às vezes comia o pior. A escolha difícil era comer o pior. Separava perigos do grande perigo, e era com o grande perigo que o ser, embora com medo, ficava. Só para pensar com susto o peso das coisas. Afastava de si as verdades menores que terminou não chegando a conhecer. Queria as verdades difíceis de suportar. Por ignorar as verdades menores, o ser parecia rodeado de mistério; por ser ignorante, era um ser misterioso.

Para Não Esquecer

2 comentários:

Anônimo disse...

" queria verdades difíces a suportar"... "rodeado de misterio; por ser ignorante,eraa um ser misterioso." !!!Que demais Que demais !!! sabia !!! sepre quando eu venho aqui no seu blogger eu penso " - vou ter uma grande apreciação poética ..." e de fato é verdade,sempre tenho.E o mérito é seu ,pois está claro que o seu bloger é feito com muito carinho...Adoro esse miterio da C.Lispctor...e adoro o seu blogger...nele encontro uma suavidade e a minha vontade de realmente ler..e contemplar esse momento, pra mim , é um blogge muito importante e é um dos bloggs que eu acompanho fielmente aqui. eu sei que vc deve estar acostumada ...mas parabés..e obrigado por nos proporciona essa linda apreciação.
Beijos Dani , Boa Semana !

Joey Marrie disse...

Aaahh, amo esse!
Amo todas as palavras de Lispector.

bjo

;D